+

Unitrabalho promove curso de extensão "Conversando sobre Economia Solidária" em janeiro de 2024

Em janeiro de 2024, a Unitrabalho promoveu mais uma edição do curso de extensão "Conversando sobre Economia Solidária".

O curso é um esforço contínuo para promover a Economia Solidária na região, tendo como objetivo proporcionar uma plataforma para discussões e conversas sobre o tema da economia solidária na comunidade. A iniciativa é parte do compromisso da Unitrabalho em fornecer discussões sobre o mundo do trabalho e os movimentos sociais, alinhada com as necessidades e interesses da comunidade.

A Unitrabalho tem em vista prosseguir esse compromisso de modo ético, coletivo e solidário, na busca na melhoria das condições dos trabalhadores, sendo também uma ponte entre o mundo acadêmico e o do trabalho.

Você sabe o que é Economia Solidária?

A Economia Solidária é uma alternativa ao modelo econômico tradicional, que muitas vezes é criticado por suas desigualdades. Ela tem em vista criar uma sociedade mais justa e equitativa, onde todos têm a oportunidade de contribuir e se beneficiar. Sendo uma economia do bem viver, da cooperação, da autogestão, da democracia, da solidariedade, do respeito à natureza, da promoção da dignidade e da valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo, com a promoção da sustentabilidade, tanto social quanto ambiental, ela incentiva práticas que respeitam o meio ambiente e promovem o bem-estar de todos os membros da sociedade.

No contexto brasileiro, a Economia Solidária tem um papel importante na promoção do desenvolvimento local e na redução das desigualdades sociais. A presença de empreendimentos de Economia Solidária em instituições de ensino, como a Universidade Estadual de Maringá, e com as feiras, que se faz presente a partir do projeto Quitutes e Belezuras, demonstra o compromisso da Unitrabalho com a formação de pessoas conscientes e engajados com a transformação social.

A Economia Solidária é também um modo de produção que tem como princípios fundamentais a propriedade coletiva ou associativa e o direito à liberdade individual. Ligado a esses princípios, os trabalhadores se unem, sendo possuidores do mesmo capital que tem como resultado a solidariedade e igualdade.

No Brasil, existem mais de 3 mil empreendimentos de Economia Solidária, 500 entidades de apoio e 160 fóruns municipais e estaduais. A Economia Solidária se faz presente na Universidade Estadual de Maringá, a partir do Projeto Incubado pela Unitrabalho, Quitutes e Belezuras.

Em suma, a Economia Solidária é um movimento que busca construir uma economia mais justa, solidária e sustentável, valorizando o trabalho humano e promovendo a cooperação e a autogestão. É um caminho para um futuro mais equitativo e sustentável.