Oficina de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional

A oficina foi realizada no dia 16 de dezembro de 2013 no assentamento Salete Strozak, localizado no município de Itaguajé/PR. O objetivo desta oficina foi de apresentar informações pertinentes à Economia solidária; incentivar e promover a prática de empreendimentos econômicos solidários. E na parte da segurança alimentar e nutricional foi de promover a conscientização acerca da importância da agricultura familiar, em relação ao abastecimento de alimentos no Brasil, esperando assim, ressaltar o valor do trabalho rural. Visto que, a agricultura familiar é a grande responsável pela produção de alimentos voltada para o consumo interno.

A oficina foi ministrada pela equipe do projeto “Resgate”, sob forma de dinâmica grupal. Cada participante escolhia uma carta posta sobre a mesa e esta era explicada.

Os tópicos abordados foram:
- Economia solidária – definição, objetivos, desafios e princípios norteadores, tais como solidariedade, cooperativismo, autogestão, democracia, relação respeitosa com o meio ambiente, consumo consciente e qualidade de vida.
- Segurança Alimentar e Nutricional: definição, objetivos, desafios, políticas publicas,  programas PAA, PNAE, FOME ZERO etc.

• Oficina de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional Oficina de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional