Unitrabalho
PROGRAMA MULTIDICIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O TRABALHO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Facebook UEM UEM

Quem Somos

Fundado em 29/10/1998, o Núcleo/Incubadora Unitrabalho – UEM tem realizado ao longo desses anos, pesquisa, extensão e estudos sobre o mundo do trabalho e os movimentos sociais. Somos docentes, pesquisadores, técnicos e discentes de diversas áreas profissionais, cuja identidade é produzir e difundir conhecimento, apoiando iniciativas locais para a geração de renda, na concretização das políticas de trabalho e sociais na perspectiva dos direitos e defesa da cidadania do trabalhador. Nossa idéia é interagir a Universidade e os trabalhadores para desenvolvimento de projetos e ações que subsidiem suas lutas por melhores condições de vidatrabalho e renda. Buscamos a síntese do saber produzido na academia com o saber dos trabalhadores para qualificar a organização e a ação social, por meio da formação e educação continuada.

Como atuamos

O Núcleo/Incubadora atua por meio de projetos que têm abrangência nacional e envolvem diversas universidades e outros de abrangência local e regional, envolvendo diversas parcerias. Nos projetos participam docentes, pesquisadores, discentes de várias áreas do conhecimento, técnicos da UEM, outros profissionais e educadores sociais envolvendo a cidade de Maringá e região.

Possuímos também uma Incubadora no Campus de Extensão de Umuarama (CAU). 

Temos capacidade de reunir profissionais para propor e executar projetos, estudos, pesquisas, extensão de caráter multidisciplinar  e intercâmbio na maioria dos Estados brasileiros, uma vez que fazemos parte de uma Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho, composta por diversas universidades, distribuídas nos Estados do Brasil.

O que pretendemos

Além de contribuir para o fortalecimento das organizações relacionadas com o Trabalho, o Núcleo/Incubadora busca o fortalecimento das instituições de ensino superior porque, em primeiro lugar,  elas têm um papel social a cumprir: o de buscar soluções para os problemas reais das comunidades nas quais estão inseridas e, num plano mais amplo, para os problemas nacionais. Em segundo lugar, porque somente instituições universitárias sólidas e que absorvam as questões do Mundo do Trabalho no seu “pensar” e “fazer” acadêmicos podem contribuir, com mais propriedade, consistência e efetividade para a solução dos problemas sociais do nosso país.

Pensamos prosseguir com este trabalho de modo ético, coletivo e solidário, na busca de melhores condições para a vida dos trabalhadores com quem atuamos e no acréscimo de conhecimento para os integrantes da universidade, criando assim, uma ponte entre o mundo acadêmico e o do trabalho.

Recursos

Os recursos são obtidos  junto ás instituições de fomento/financiamento de pesquisas, ensino e extensão, por meio de concorrência de projetos em Editais nacionais e estaduais, envolvendo também parceiros sociais.

Como participar da Unitrabalho

Para integrar ao Núcleo/Incubadora os professores/pesquisadores, profissionais, educadores sociais e acadêmicos que atuam no campo do trabalho e dos movimentos sociais, tenham interesses e compromissos com os princípios da democracia e defesa da cidadania, que desejam participar ou produzir projetos, estudos, pesquisas sobre o trabalho e os movimentos sociais para um novo fazer social, devem entrar em contato e expressar seu interesse de adesão.

Parceiros

As parcerias são com entidades dos trabalhadores, Organizações Não Governamentais e Organismos de Estado, nacionais e internacionais, relacionadas ao Mundo do Trabalho. Em nível local estabelecemos parcerias com o poder Público (Prefeituras Municipais da região), bem como outras Instituições públicas e privadas.

Rede unitrabalho Clique e acesse a rede que agrega várias universidades e
IES por todo o Brasil.
(44) 3011-3893
Facebook
(44) 3011-3893
Programa Multidisciplinar de Estudos e Pesquisa Sobre o Trabalho e Movimentos Sociais - Núcleo/Incubadora Unitrabalho
Av. Colombo, 5790 - Bloco A01 - Salas 06 e 08 - CEP 87020-900
Maringá - Pr
UEM